quinta-feira, 26 de junho de 2008

Fruto Proibido

E o Padre diz, confiantemente, até levantando a voz, com seu sotaque ligeiramente italiano:
"...e é por isso, caros fiéis, que somos todos pecadores. Adão comeu do fruto proibido e foi expulso do paraíso, e apartir de então, cada criança que viria ao mundo seria concebida pelo pecado original!"
Uma construção muito inteligente, a católica/cristã. Desse modo, todos seríamos obrigados a nos purificarmos com alguma religião que seguisse esses dogmas. Mesmo um homem que em sua vida fosse absolutamente livre das contaminações da carne e se fosse possível que ele jamais pecasse, estaria assim preso à doutrina, de modo que jé veio como um pecado.
O Padre, ao final da missa, estava certo de que cumpriu seu papel. Viu no rosto dos fiéis que aquela tinha sido uma missa diferente e cativara todos. Viu o brilho em especial nos olhos de um jovem, que acreditava, antes mesmo de acreditar em Deus, na ciência, de modo que se mostrava confuso na maioria das vezes com relação a esses assuntos.
Esse mesmo jovem veio depois conversar com o Padre:
- Padre, todos nós somos frutos do fruto proibido? Aliás, melhor dizendo, todos nascemos do pecado mesmo?
- Sim, meu filho. Isso não quer dizer que estejamos condenados para sempre. Nascemos pecadores, e Ele não nos ama menos por causa disto.
- Mas isso pelo fato de papai e mamãe, vc sabe... - o jovem se sentiu bastante desconcertado quanto a tocar nesse assunto, embora o Padre tenha encarado com certa naturalidade de quem queria esclarecer tudo.
- Sim, meu filho. Esse é o modo com que somos concebidos e, ao mesmo tempo, o pecado original.
- Mas não tem a ver com o amor?
- Amor não absolve de pecados.
O jovem então sai consternado da conversa. Sempre acreditara no amor! Não que tenha parado de acreditar, mas saiu com certo receio de tudo. Pensou na vida, e no que era religião. Pensou, até que veio-lhe uma idéia. Se os homens que vêm do sexo são pecadores, o que o são os bebês de proveta, que nasceram sem haver o sexo para sua concepção? Os padres diriam que eram uma aberração que o homem criou. Mas teria o bebê culpa disso? Como o tinham os que nasceram do sexo?
Pensou muito a respeito. Achou que os bebês gerados artificialmente poderiam não ter o mesmo amor que um gerado à moda que antecede os impérios e as nações. Ou não, poderiam ser mais amados, pela dificuldade. Chegou à conclusão que também chegou Sócrates 2400 anos antes, não necessariamente sobre o mesmo assunto: que nada sabia. Continuou com sua crença de que o que era mais importante era o amor. Mesmo que o Padre dissesse que ele não absolvia as pessoas, mas o fazia sentir seguro. Mas continuou achando que agora, com a biogenética de vento em popa, era péssima desculpa achar que somos pecadores apenas pelo fato de sermos gerados pelo pecado.




Gostaria de deixar claro que não me posiciono contra ou à favor do catolicismo/cristianismo, só achei interessante o fato de bebês de proveta não virem do "pecado".

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