sexta-feira, 16 de maio de 2008

notícias reais

Todas as notícias ruins
saltaram dos jornais.
Todas as estatísticas,
os números maus
saíram da casualidade fatal
da displicência humana
para se aproximarem de mim.

A todos meus amigos que sofreram,
seu sofrimento também me comove,
também sofro, não por piedade,
mas um sofrimento sincero
de partilha.

Ao mesmo tempo
me lembra o quão próximo
são os problemas.
Não os corriqueiros, mas os sérios.
Os sérios, que normalmente andam distraídos,
sem notar nossa presença,
e que podem acabar nos achando
nesse esconderijo do qual
a todo momento ficamos sem cobertura.

Podemos a todo momento nos expor
com ou contra nossa vontade,
mas brincamos muito além dos limites,
nos refugiamos na probabilidade ínfima da sorte,
que se não fosse ínfima, não se chamaria "sorte".

Ver sofrimento ao meu lado
me lembra de como é triste sofrer
e como é bom ser ajudado,
ouvido.
Ouçam, amigos:
sempre estarei com vocês.

Nenhum comentário: