sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Jogos Internautas

O mundo on-line é mesmo interessante. Nenhum vidente jamais teria visto nada assim nem na mais cara bola de cristal vinda da galáxia de Andrômeda. É tudo muito dinâmico, se está em vários lugares ao mesmo tempo, blá, blá, blá...
Mas tem certas bizarrices. Por exemplo: você e seu orkut - e neste "você" eu estou incluso. As fotos no profile sorrindo, tudo muito sociável. Um amigo muda de cidade, vai para longe, resolve-se (vamos colocar agora um sujeito indeterminado, para evitar problemas) mandar um depoimento para ele. "Estou com saudades, vou sentir sua falta"; alguns apelam demais: "não sei o que farei sem você, minha vida dependia de você", mas isso não vem ao caso. Manda-se um depoimento com todo aquele tom de saudade, mas ainda estamos com aquela foto toda sorridente. Trata-se de uma hipocrisia virtual. Continuo sempre mantendo essa pose sorridente, mesmo nos piores dias - e isso faz de algo que se tornou tão cotidiano, algo impessoal. Não nos transparecemos, a não ser que o queiramos.
Sei lá, só achei estranho ler depoimentos dizendo que sente a falta e olhar a foto da pessoa, sem um pingo de preocupação. Mas como isso seria contornado? Tenho até medo do dia em que a internet possa mostrar nossos rostos da maneira como são a cada momento, sem que tenha que ter uma webcam nos filmando. Pois mesmo na webcam, se falamos com um amigo que está distante e ao mesmo tempo com uma namorada, por exemplo, mostraremos a mesma cara aos dois. E acho que na prática não seria bem assim.

Nenhum comentário: