quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Doce aventura urbana

As pessoas estão cada vez mais cansadas da cidade. Isso pode parecer um pouco óbvio. Muita gente odeia o campo, é claro, mas as pessoas que não odeiam começam cada vez mais se mostrar interessadas em tudo que não é cidade.
Um bom exemplo para comprovar essa hipótese é o tipo de carro que tem-se vendido ultimamente. Todo carro que sai agora cuida para ter uma boa versão, geralmente completa, com um visual mais bonito off-road. Uma lista de exemplos: a pioneira Palio Adventure, Idea Adventure, Ecosport, Peugeot 206 Escapade, Fiesta Trail, Parati Track & Field (mais surf do que aventura), Crossfox, Citroën C3 Xtr. Deve ter algum de que me esqueci.
Até as propagandas de pick-ups cabine dupla, um misto de carro de família-fazendeiro, obviamente, ricos. Sempre estão subindo terrenos difícieis de serem alcançados até de helicóptero. Com alguém fazendo muito esforço, comparando a pick-up com uma pessoa "raçuda". O tema geral? "Superar obstáculos", "superar desafios", "raça forte", "você pode confiar". Agora ainda colocam temas de rock como "We will rock you", do Queen e "Song 2", do Blur. Ainda colocam tribos africanas não descobertas. Tudo igual. Com algum mérito para a Ford que começou tudo com a "Raça Forte" da Ranger e da F-250.
O fato é que as pessoas gostaram da idéia, e as propagandas venderam bem. Realmente é gostoso ver pessoas se divertindo acampando em uma praia deserta, ver uma pick-up de 3 toneladas completa passar por um rio jogando água para todo lado. Liberta-nos do urbanismo. Até aí tudo bem. O problema é que ninguém, em sã consciência, colocaria uma Hilux de mais de 100.000 patacas numa trilha que ela não foi feita para. Não, não foi feita. Nem o Ecosport para andar em terrenos difíceis, muito menos os outros, mais baixos ainda, sem tração 4X4 nem nada. As pick-ups, no máximo, andam muito bem em estradas de terra acidentadas. Não confie nas trações que na verdade, imitam as trações 4X4 mecânicas. Vá apenas para a sua fazenda, não vá fazer o Rally Dakkar sem modificá-la. Mas as pessoas gostam da idéia de se libertarem da cidade, das preocupaçõe urbanas.

Só não me lembro de pessoas que adoraram as propagandas e os carros saírem com eles para algum lugar onde não se encontra um supermercado a mais de 50 km.

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