domingo, 18 de outubro de 2009

Cidade Proibida

Tá, eu até podia estar indo a Babylon
atrás de pão-de-ló e Moët & Chandon,
ou bater um papo com um velho amigo
(importante amigo)
em Pasárgada,
ou firmando, em meus punhos,
o gládio que construirá Jerusalem
nestes campos tão verdes aqui existentes;
mas não são minhas estas cidades-modelo.

Não tenho, em verdade,
nenhum amigo influente em Pasárgada,
nenhuma morena a quem eu possa
convidar a conhecermos juntos Babylon,
nem vejo por aqui a terra prometida.
Ainda não encontrei minha cidade,
meu paraíso particular
e que, particularmente,
não existe.
Atlântida?
Macchu Picchu?
Teotchuacan?

As minhas cidades
têm luzes, e têm carros.
Não são perfeitas,
mas são vivas
em todas as horas do dia.
São cidades onde piso meus pés,
onde sei que, andando,
me guio em firmes terrenos
que não ruirão
(assim espero),
são cidades onde moram
as minhas pessoas.
Onde tem meu álcool barato,
minha embriaguez certa
e a sobriedade correta
do meu cotidiano.

E não é culpa da nossa geração
se já não se fazem paraísos como antigamente:
a fé foi se perdendo ao longo de séculos,
essa fé de terras e promessas
(fomento de guerras),
e estas terras já mais foram vistas
nos satélites que desnudam a Terra.
Será que haverá outros paraísos no futuro,
cidades que são vivas hoje?
Minha aposta maior seria Dubai.
Não tem fome, tem obras faraônicas,
são todos ricos e megalomaníacos.
É só disso que se lembrarão séculos depois.
Hoje, é a perdição em altos padrões.

2 comentários:

Maurício Campos Mena disse...

Fiquei pensando em alguma cidade no mundo que teria a força de homens com ideologias a construi-la ou já contruída e habitada. Brasília poderia ter sido, mas foi engolida por outras cidades (comuns: com luzes, chão firme e álcool barato) que agora moram nela. Afora isso, mais nada me veio à cabeça. Que triste seria se nosso maior espólio fosse Dubai - que, com certeza, é a efígie de nossos tempos.

thiagobs disse...

Cidades símbolo da Era moderna que me vêm ao pensamento: Nova York é o colosso financeiro, o antro das especulações e esgoto dos ratos de terno e pasta; Londres é sua parceira secundária, essa cidade que já concentrou toda a poluição do mundo no início da industrialização; Paris é o retrato do passado; Roma, a cidade eterna, é a grande catedral da Igreja Católica; Brasília, a maior utopia já construída sob o solo...
Só o que nos resta é o que foi e que poderia ter sido e...capitalismo cujo monumento atual é Dubai, o Coliseu dos tempos do Império da Grana.
P.s.: Tamanho de comentário. Cara chato!!!