sábado, 9 de janeiro de 2010

O Poeta Está Só

O poeta é só quando é poeta
porque também acontece
de o poeta às vezes
ser gente como a gente,
ter pele e ter osso,
sentir fome e vontade de fazer sexo.

Quando o poeta sobressai ao homem,
porém,
é que as coisas acontecem.
É quando as vontades que existem
se tornam insuportáveis
dentro do corpo,
e é aí que se tenta satisfazê-las.
Por que o homem sente,
mas o poeta sente só.
só sente.
Só.

O homem sente fome;
o poeta come.
O homem sente saudades;
o poeta chora.
O homem ama;
o poeta conquista o amor.
O homem sente orgulho;
o poeta comete crime passional.

O homem pensa,
mas quem escreve
é o poeta.

Basta estar só
para se ser poeta.
Basta esquecer o resto do mundo
se concentrar no homem.
O homem é impotente,
o poeta é imponente.

A poesia
é a personificação da solidão.

Um comentário:

Maurício Campos Mena disse...

Que beleza! Bom ver que te inspirou a fazer um tratado tão bonito!
Me permita uma discussão. Lembrando daquilo de como cada qual escreveria tudo igual mas de um jeito diferente. Essas frases, me parece, caberiam melhor em uma prosa. Não porque não tivessem a carga poética necessária (longe disso vindo de você), mas porque vejo que aqui o homem se sobressaiu ao poeta. É de imensa racionalidade esse texto. Tá, poema e poesia não são a mesma coisa, mas é o que senti.
Uma coisa de que gostei muito foi o fato de estender o assunto pra adiante do que eu, falando como homem e não poeta, escrevi lá no meu colóquio. Você fala aqui de quando se é poeta e quando não se é. Eu falo de como se é, apenas.
E depois de pensar esses dias sobre o seu e o meu poema (daí a demora para resposta - bicho, como são essenciais essas discussões!), lhe pergunto algo que para mim já está resolvido, pretendo saber sua opinião: há como ser apenas poeta, só poeta? Pois bem sei que há muitos poetas de profissão que são mais homens que poetas.

Falando de outra coisa, que pena passar tão pouco com você essas férias, meu mano. Espero que vingue a nossa Semana Santa. Sinto saudade de sentar e tomar uma cerveja não como foram esses dois dias que nos topamos (com tanta gente ao redor e tanta indisposição para beber). Espero você, logo! E trabalhe menos nessa porra de baja aí, puta que pariu.

Forte abraço!
Não p(á)ara!